Chocolate 40, 50, 70 ou 100%?
- Timoteo Oshima
- 1 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2024

Quem sofre de enxaqueca, pode comer chocolate? E quanto a porcentagem, qual é o pior ou o melhor? Se observamos o que os especialistas e a comunidade acadêmica publicam a respeito da relação entre o chocolate e a enxaqueca em suas pesquisas, vamos perceber uma grande controvérsia, e pouco consenso. A fração de cacau presente nos chocolates são expressos naqueles números que aparecem nas embalagens de chocolates, ou seja, 50%, significa que o chocolate contém metade do seu produto em cacau, enquanto que 100% significa que só tem cacau no produto.
E a discussão gira em torno do cacau, se ela pode ser gatilho para enxaqueca.
Os pontos desfavoráveis ao consumo do chocolate para quem sofre de enxaqueca está no fato de que o cacau é rico em flavonoides, responsáveis por produzir óxido nitrico podendo desencadear dor de cabeça, assim como a teobromina que teria efeitos no gatilho. Por outro lado, o cacau, contém feniletilamina, que estimula produção de serotonina, o que melhora os sintomas da enxaqueca. é fonte importante de magnésio e polifenóis que regulam processos de modulação neural presentes na enxaqueca.
Oriento que o chocolate é permissível desde que:
Consumido com moderação
Sempre escolher chocolate ou cacau de boa procedência.
Se o chocolate 50% tem a metade do seu produto em cacau, o restante pode ser adoçantes, aromatizantes, leite em pó, ...que podem ser o real motivo do gatilho para a crise. Prefira chocolate 100% cacau (de boa procedência).
Quer saber mais sobre como certos alimentos (ou a forma como consumimos) pode ser um importante fator a ser avaliado no seu Plano de Tratamento?
Comentários